Nossas salas de aula

Climatizadas, para dar conforto e proporcionar melhor aprendizado aos nossos educandos!

Laboratório de informática

Alfabetização e inclusão digital!

Leitura

Incentivamos nossos educandos, desde cedo, na prática da leitura!

terça-feira, 27 de maio de 2014

DIA DO DESAFIO 2014

HISTÓRIA
      Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
     Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
     A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.
AÇÕES DO DIA PELA MANHÃ
Confira a programação:

07h – Abertura – Dia D do desafio em sala com breve contação de história pelos professores sobre o dia do desafio.

09h às 10h  – Jogos de Futebol- Torneio Mirím 3 ao 5 ano.

10h às 11h – Gincana Interativa entre as turmas 1 ao 5 ano.

10:40h às 11h – Encerramento – Aula de Zumba e de Ritmos, no pátio da escola.

FOTOS
AÇÕES DO DIA PELA TARDE
Confira a programação:
13h – Abertura – Dia D do desafio em sala com breve relato de história pelos professores sobre o dia do desafio.
14h às 15h: Torneio de Damas

15h às 16h: Corrida- Turmas 6 ao 9 ano.

15  às 16h: Gincana de conhecimento Gerais 6 e 7 anos.

16h às 17h: Torneio de Futebol Inter Classe 6 ao 9 ano Masculino.


16 30h às 17h: Encerramento com Aula de Zumba e de Ritmos (Boulevard do Arco)
FOTOS

APLIACACÃO DA AVALIAÇÃO OBMEP 2014

OBMEP


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos no Brasil. Atualmente, esta em sua 10º edição e com mais de 19,5 milhões de participantes, é a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

O que é?

O  seu objetivo principal é estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.

Quem pode e como participar?

Todos os alunos inscritos em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras podem participar da OBMEP. A inscrição é feita somente pelas escolas, que indicam quantos alunos irão participar da 1ª Fase da olimpíada. A inscrição não pode ser feita pelo próprio aluno.

Níveis de participação da OBMEP:

Os alunos que participam da OBMEP são divididos em três níveis:
• Nível 1 – estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
• Nível 2 – estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
• Nível 3 – estudantes do Ensino Médio

Fases:

A OBMEP é dividida em duas fases.
1ª Fase: Aplicação da prova objetiva, de 20 questões, em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das próprias escolas, a partir das instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP.
2ª Fase: Prova discursiva contendo entre seis e oito questões, aplicada em centros de aplicação indicados pela OBMEP. Participam dessa Fase apenas os 5% dos alunos em cada Nível que obtiveram melhor pontuação na 1ª Fase.

Calendário da 10ª edição:

·         10 de fevereiro: Abertura das inscrições (exclusivamente em www.obmep.org.br)
·         21 de março: Encerramento das inscrições
·         27 de maio (terça-feira): Provas da 1ª Fase
·         10 de junho: Data-limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para 2ª Fase
·         13 de agosto: Divulgação dos classificados para a 2ª Fase e do local de realização das provas
·         14 de agosto a 12 de setembro: Período para as escolas indicarem, na página da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a 2ª Fase
·         13 de setembro (sábado, 14h30, horário de Brasília): Provas da 2ª Fase
·         1 de dezembro: Divulgação dos premiados

Premiação

Na edição da OBMEP 2014, serão distribuídas 6500 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 1.500 medalhistas de prata e 4.500 medalhistas de bronze) e cerca de 46.200 menções honrosas. Os 6.500 medalhistas da OBMEP 2013 serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) que será realizado em 2015.

Como se preparar?

A página oficial da OBMEP, oferece boas ferramentas para os alunos estudarem para as provas. Eles podem consultar a sessão provas e soluções e resolver as provas de edições anteriores da OBMEP, e também o Banco de Questões, que apresenta problemas elaborados pela equipe. Uma boa dica de estudo para a primeira fase, é resolver os problemas do Banco de Questões 2012, que é composto por problemas das edições anteriores da OBMEP e para a segunda fase, resolver os problemas do Banco de Questões 2011, que é composto por problemas de outras olimpíadas, especificamente internacionais. Para quem quiser ir mais além, tente acompanhar as aulas do POT (Polo Olímpico  de Treinamento), disponíveis no site oficial do POTI.

Fonte: OBMEP / Fan Page OBMEP


Ø  Alunos vencedores na primeira fase e entrega de medalhas e honra pela direção da escola.


18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual

        O dia 18 de maio é lembrado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data busca mobilizar e informar a sociedade sobre o direito de toda criança e adolescente desenvolver sua sexualidade de maneira segura e protegida, livre de abuso e exploração sexual. Em 2013, foram notificados 563 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em Santa Catarina, segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde. A maior parte dessas vítimas é do sexo feminino, com 483 casos registrados no ano passado. Naquele período, o maior número de ocorrências de violência sexual recaiu sobre a faixa etária entre 10 e 14 anos, com 250 casos, sendo 234 vítimas do sexo feminino e 16 do sexo masculino.


        Palestra com os profissionais do CREAS de Morrinhos-Ce na escola dia 20/05/2014, no horário da manhã com o público 3ª ao 5ª ano ensino Fundamental. No momento aconteceu a palestra e atividades interativas entre a turma.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...