OPrograma
Saúde na Escola(PSE)
visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde,
proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Como
consolidar essa atitude dentro das escolas? Essa é a questão que nos guiou para
elaboração da metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas
como projetos didáticos nas Escolas.
O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por
meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao
enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de
crianças e jovens da rede pública de ensino.
Confira algumas atividades
realizadas pela escola, visita de nutricionistas e palestrantes da saúde sobre
higiene bucal e gincana realizadas por professores de ciências.
O PREVENÇÃO É AÇÃOé um projeto de 9 Oficinas voltadas para a
educação emocional e ética dos alunos das escolas envolvidas, chamadas de
Vivendo com Alegria e Combatendo os Dragões das Drogas. As oficinas são
desenvolvidas durante o ano letivo de forma criativa e transdisciplinar, com
apoio pedagógico de uma coleção de 4 livros informativos sobre o assunto:
prevenção ao uso indevido de drogas.
E a nossa escola em parceria com
a secretaria de educação do município de Morrinhos-CE apoia seus objetivos cujo
são;
• Informar sobre o universo das drogas e seus efeitos na família, escola e
sociedade;
• Auxiliar a Escola a tornar-se um espaço capaz de contribuir com a formação
transdisciplinar dos educandos, visando torná-los aptos a resistir às propostas
desviantes através de uma visão crítica sobre as drogas;
• Facilitar a construção da autoestima da população participante, através da
proposta de um programa criativo e participativo de prevenção ao uso indevido
das drogas;
• Sensibilizar a escola para tornar-se parceira na formação pessoal dos alunos,
através de várias atividades pedagógicas baseadas nos valores humanos;
• Proporcionar uma metodologia transdisciplinar através das Oficinas Vivendo
com Alegria e Combatendo os Dragões das Drogas;
O projeto “Prevenção é Ação!” vai
além da sala de aula ao usar a metodologia das Oficinas. São 09 encontros com
os alunos durante o ano letivo, no horário normal das aulas. As Oficinas são
coordenadas pelos professores envolvidos no projeto. Ao longo de todo percurso
formativo foram realizadas várias formações pela Editora
Littere que
tem como missão trabalhar com livros e projetos educacionais
especiais, entre os quais, o projetoPREVENÇÃO
É AÇÃO, que consiste numa coleção de livros e oficinas pedagógicas
(encontros de grupo) para alunos de 9 a 14 anos, visando à prevenção primária
do uso indevido de drogas nas escolas públicas em parceria com a secretaria
municipal de educação de Morrinhos-Ce.
A culminância do
nosso projeto ocorreu ontem dia 10/12/14, onde aconteceram diversas
apresentações, exposição dos trabalhos realizados, apresentação de peças
teatrais, danças, leituras de poemas e cartas relacionadas ao uso de drogas,
slides e vídeos motivacionais com a presença de toda comunidade escolar.
Nossa programação foi a seguinte;
ØAcolhida: Cantamos
Hino nacional.
ØLeitura da carta
aos drogados. Interpretada pela aluna do 8ª ano, Juliana Vasconcelos.
Ø Dança e
Interpretação da musica 'DROGA MATA'
ØApresentação de
peças teatrais.
ØMomentos fotos do
projeto.
ØMensagem final de
agradecimento à comunidade escolar.
O
Programa MPT na Escola/Peteca consiste na realização de um conjunto de ações
voltadas para a promoção de debates, nas escolas de ensino fundamental, dos
temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a
erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.
Busca-se, com o presente
projeto, intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à
erradicação do trabalho infantil, rompendo as barreiras culturais que
dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente.
A culminância do nosso projeto ocorreu
no dia 09/12/14, onde aconteceram diversas apresentações, exposição dos
trabalhos realizados, apresentação de peças teatrais, danças, leituras de
poemas e cartas relacionadas a temática
trabalho infantil, slides e vídeos motivacionais com a presença de toda
comunidade escolar.
A missão deste projeto é promover
o estudo das relações étnico raciais, da história e cultura
africana, afro-brasileira e indígena na sua escola e no seu município,
garantindo a efetividade da lei nº 10.639/2003, ampliada pela
lei 11.645/2008.
E a nossa escola em parceria com
a secretaria de educação do município de Morrinhos-CE apoia seus objetivos cujo
são;
• Proporcionar aos estudantes e
aos educadores do Ensino Fundamental, através da leitura e de
momentos de socialização, conhecimentos sobre a história dos povos
africanos,
afrodescendentes e indígenas;
• Combater o racismo e a
discriminação, conscientizando e valorizando a cultura afro-indígena;
• Promover debates sobre a situação
dos afro-brasileiros e indígenas no Brasil hoje;
• Valorizar a cultura local, de
matriz africana e indígena através de apresentações de manifestações
culturais;
• Proporcionar a leitura de no mínimo
4 obras ao ano, 1 livro a cada bimestre.
• O encantamento e o
entusiasmo dos educadores no momento de leitura são essenciais, por
isso a necessidade de todos os livros serem lidos anteriormente de
forma crítica e atenciosa;
• Utilizar a leitura coletiva é
uma ferramenta muito efi ciente no processo de ensino-aprendizagem,
possibilitando um maior engajamento dos alunos e criando situações de
descontração e debate;
• A dramatização de histórias ou
leitura dramatizada são mecanismos poderosos na fixação dos
conhecimentos que devem ser apreendidos;
• Selecionar jogos, brincadeiras e
canções, que remetam às tradições culturais afro-indígenas, são
ótimas estratégias lúdicas para estimular o interesse e
a participação dos estudantes, garantindo um aprendizado duradouro;
• Relacionar a realidade dos docentes
com os conteúdos abordados proporciona uma
identifi cação e reconhecimento das heranças e contribuições dos
povos indígenas e africanos em nossa cultura. Uma exposição de
comidas, com músicas e minipalestras apresentadas pelos alunos é uma
opção interessante para mobilizar a turma e obter aprendizados significativos.
A culminância do nosso projeto
ocorreu ontem dia 10/12/14, onde aconteceram diversas apresentações, exposição
dos trabalhos realizados, apresentação de peças teatrais, danças, leituras de
poemas e cartas relacionadas ao trabalho pautado na temática afro-brasileira,
slides e vídeos motivacionais com a presença de toda comunidade escolar.
Nossa programação
foi a seguinte;
ØAcolhida: Cantamos Hino nacional.
ØApresentação de peças teatrais.
ØMomentos fotos do projeto.
ØVisita a estandes configurados com a
cultura afro-brasileira.
ØMensagem final de agradecimento e do
projeto à comunidade escolar.