A missão deste projeto é promover o estudo das relações étnico raciais, da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na sua escola e no seu município, garantindo a efetividade da lei nº 10.639/2003, ampliada pela lei 11.645/2008.
E a nossa escola em parceria com
a secretaria de educação do município de Morrinhos-CE apoia seus objetivos cujo
são;
• Proporcionar aos estudantes e
aos educadores do Ensino Fundamental, através da leitura e de
momentos de socialização, conhecimentos sobre a história dos povos
africanos,
afrodescendentes e indígenas;
afrodescendentes e indígenas;
• Combater o racismo e a
discriminação, conscientizando e valorizando a cultura afro-indígena;
• Promover debates sobre a situação
dos afro-brasileiros e indígenas no Brasil hoje;
• Valorizar a cultura local, de
matriz africana e indígena através de apresentações de manifestações
culturais;
• Proporcionar a leitura de no mínimo
4 obras ao ano, 1 livro a cada bimestre.
• O encantamento e o
entusiasmo dos educadores no momento de leitura são essenciais, por
isso a necessidade de todos os livros serem lidos anteriormente de
forma crítica e atenciosa;
• Utilizar a leitura coletiva é
uma ferramenta muito efi ciente no processo de ensino-aprendizagem,
possibilitando um maior engajamento dos alunos e criando situações de
descontração e debate;
• A dramatização de histórias ou
leitura dramatizada são mecanismos poderosos na fixação dos
conhecimentos que devem ser apreendidos;
• Selecionar jogos, brincadeiras e
canções, que remetam às tradições culturais afro-indígenas, são
ótimas estratégias lúdicas para estimular o interesse e
a participação dos estudantes, garantindo um aprendizado duradouro;
• Relacionar a realidade dos docentes
com os conteúdos abordados proporciona uma
identifi cação e reconhecimento das heranças e contribuições dos povos indígenas e africanos em nossa cultura. Uma exposição de comidas, com músicas e minipalestras apresentadas pelos alunos é uma opção interessante para mobilizar a turma e obter aprendizados significativos.
identifi cação e reconhecimento das heranças e contribuições dos povos indígenas e africanos em nossa cultura. Uma exposição de comidas, com músicas e minipalestras apresentadas pelos alunos é uma opção interessante para mobilizar a turma e obter aprendizados significativos.
A culminância do nosso projeto
ocorreu ontem dia 10/12/14, onde aconteceram diversas apresentações, exposição
dos trabalhos realizados, apresentação de peças teatrais, danças, leituras de
poemas e cartas relacionadas ao trabalho pautado na temática afro-brasileira,
slides e vídeos motivacionais com a presença de toda comunidade escolar.
Nossa programação
foi a seguinte;
Ø
Acolhida: Cantamos Hino nacional.
Ø
Apresentação de peças teatrais.
Ø
Momentos fotos do projeto.
Ø
Visita a estandes configurados com a
cultura afro-brasileira.
Ø
Mensagem final de agradecimento e do
projeto à comunidade escolar.
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